Que a patente pode lhe proporcionar ganho patrimonial você já sabe. Mas aposto que não conhece os meios para ganhar dinheiro com a sua patente. Neste post nós vamos lhe mostrar quatro formas de ganhar dinheiro com sua patente e qual a melhor para você.
Em nosso blog, temos outros artigos falando sobre patentes. Não deixe de conferir!
Você empreendedor, inventor, certamente sabe da importância de depositar a patente de uma descoberta. O não depósito de uma invenção já gerou dor de cabeça para muita gente, como nós pudemos ver em casos envolvendo o Google e a Microsoft.
Por isso, caso você já tenha providenciado o depósito de sua patente, saiba que você está resguardado de se submeter a situações semelhantes às expostas acima.
Feito o devido depósito, você poderá fazer exatamente o que você pretendia fazer quando pensou em dar vida à sua ideia, isto é, ganhar dinheiro, sem preocupar-se com o fato de que sua invenção possa ser copiada ou utilizada, por terceiros, sem autorização.
E é isso que esse post irá te mostrar: como ganhar dinheiro com a sua patente.
- Licenciamento
O licenciamento é uma espécie de acordo entre proprietário da patente e um terceiro interessado, pessoa física ou jurídica, para que esse último possa comercializar ou produzir a invenção que foi patenteada. Em outras palavras, você vai permitir que esse terceiro se utilize da sua invenção, seja para dar vida a ela (produção), para comercializá-la ou ambas as alternativas.
Você deve optar pelo licenciamento caso não apresente capacidade produtiva suficiente para dar vazão à demanda do mercado para o seu produto ou quando não quiser ter dor de cabeça com execução e fase de venda, se beneficiando de royalties ou de porcentagem do lucro pela venda.
- Venda do produto
Há situações em que vender o produto patenteado torna-se mais vantajoso do que licenciar a ideia para que um terceiro possa executá-la.
Isso ocorre, geralmente, quando a produção é rápida, simples e pouco custosa, permitindo que os custos com a produção da mercadoria sejam menores que o valor de venda do produto.
Essa situação será vantajosa caso você já tenha uma estrutura mínima para o desenvolvimento concreto da invenção patenteada.
- Venda da Patente
A venda da patente parece ser uma medida drástica, mas é uma das situações mais indicadas quando o inventor não detém de ferramentas técnicas e tecnológicas para o desenvolvimento e/ou comercialização do produto, seja por não deter de conhecimento para executá-lo, seja por não possuir capital financeiro para tal ou até por não ter interesse em atuação em um determinado nicho específico.
Nessas situações, a venda da patente, seja o registro ou ainda o pedido de registro, é a medida mais indicada a fim de que se possa ganhar dinheiro através da inovação pensada.
O procedimento de venda de uma patente pode ser visto no próprio manual de patentes feito pelo INPI.
- Parcerias
Por fim, uma forma não tão comum, mas muito rentável, é a realização de parcerias para o desenvolvimento da criação patenteada.
Através da parceria, você, inventor, poderá encontrar empreendedores que apresentam ferramentas para o desenvolvimento da sua invenção ou, até mesmo, para a simples comercialização do produto já criado por você. As parcerias podem ser, inclusive, de indicação, na qual um parceiro possa indicar seu produto para outros e em troca disso pode ganhar algum desconto pelo licenciamento e afins.
Pois bem, através deste post nós pudemos constatar uma série de ações que podem ser empreendidas por você que detém de uma patente e quer ganhar dinheiro com ela.
Mas não esqueça, o depósito é importantíssimo para que você possa fazer qualquer dessas ações, por isso não deixe de resguardar sua invenção, pois ela pode ser sua galinha dos ovos de ouro e você nem sabe.
Espero que você tenha gostado desse artigo! Mas fique aí que temos algumas novidades para você!
Se você gostou do tema e acha que ele pode ser relevante para outras pessoas, compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais. Não esquece também de seguir o nosso canal no youtube, para não perder nenhuma das nossas atualizações. E ainda temos mais dois recados especiais!
O primeiro: o seu feedback é muito importante para nós! Se quiser conversar com a Autora ou acompanhar os seus conteúdos nas redes sociais, basta clicar aqui para seguir Ana Carolina nas redes sociais.
Por fim, mas não menos importante: entra no link “Materiais” que disponibilizamos uma série de materiais gratuitos e para download imediato por lá. Basta acessar, clicar e aproveitar todos os nossos conteúdos.
Até o próximo encontro!