Entenda o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Entenda o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, criado pelo Decreto Federal n. 9.283/2018, é uma boa notícia para os empreendedores, órgãos e entidades envolvidos com a pesquisa, desenvolvimento e inovação nacional. Entenda o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

A promoção econômica e tecnológica brasileira tem sido uma das principais bandeiras levantadas pela atual gestão do Executivo Nacional. Essa meta de Governo encontrava-se relativamente “avançada” por já existir, em nosso cenário jurídico, inúmeras leis que concediam espécies de incentivo à inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico às entidades nacionais.

Ocorre que uma das principais reclamações dos players dessa esfera era a ausência de uma regulamentação mais profunda sobre as concessões de benefícios e incentivos às atividades de P&D, além das formatações jurídicas adequadas para a consecução desses instrumentos. Por sua vez, questionava-se também a falta de ferramentas mais efetivas dos que permitissem aos Entes Públicos conceder privilégios legais para a pesquisa, desenvolvimento e inovação na seara tecnológica.

Assim, o Governo Federal, buscando suprir essas demandas, instituiu o Decreto Federal n. 9.283/2018, denominado de Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Em seu conteúdo, a medida legal regulamenta dispositivos das Leis n.º 10.972/2004 (Cria a Hemobrás), 13.243/2016 (Marco legal da Ciência, Tecnologia e Inovação), 8.666/1993 (Licitações e Contratações Pública), 8.010/1990 (importação de bens destinados à pesquisa científica e tecnológica), 8.032/1990 (Isenções do Imposto sobre Importação) e o Decreto Federal n. 6.759/2009 (Regulamento das Atividades Aduaneiras), estabelecendo “medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação tecnológica, ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional.

O Decreto, em sua formatação, é composto por 10 capítulos, que tratam das novas disposições do incentivo à pesquisa e inovação. São eles: i) disposições preliminares; ii) do estímulo à construção de ambientes especializados e cooperativos de inovação; iii) do estímulo à participação da instituição científica, tecnológica e de inovação no processo de inovação; iv) do estímulo à inovação nas empresas; v) dos instrumentos jurídicos de parceria; vi) das alterações orçamentárias; vii) da prestação de contas; viii) da contratação de produtos para pesquisa e desenvolvimento; ix) da importação de bens para pesquisa, desenvolvimento e inovação, e, por fim; x) disposições finais.

Vamos realizar uma breve análise de alguns desses tópicos, que tratam de aspectos relevantes para o desenvolvimento tecnológico nacional.

O primeiro capítulo basicamente define os termos e conceituações que serão amplamente utilizadas no Decreto, tais como entidade gestora, ecossistemas de inovação, risco tecnológico, entre outros.

A partir do segundo capítulo, o Decreto trata sobre as novas medidas de incentivo à inovação. O seu art. 3º fornece a previsão da possibilidade da administração pública direta, autárquica e fundacional, incluídas as agências reguladoras e as agências de fomento, estimularem e apoiarem atividades de pesquisa e desenvolvimento, o que abrange inclusive entidades privadas, desde que sem fins lucrativos.

Esse apoio, segundo as determinações legais, poderá se concretizar da seguinte maneira:

“Art. 3º, § 1º – O apoio previsto no caput poderá contemplar:

I – as redes e os projetos internacionais de pesquisa tecnológica;

II – as ações de empreendedorismo tecnológico e de criação de ambientes promotores da inovação, incluídos os parques e os polos tecnológicos e as incubadoras de empresas; e

III – a formação e a capacitação de recursos humanos qualificados.”

O capítulo prevê ainda a possibilidade das ICT’s públicas integrantes da administração pública indireta, as agências de fomento, as empresas públicas e as sociedades de economia mista participarem – desde que de forma minoritária – do capital social de empresas destinadas a realizar pesquisa e desenvolvimento em processos inovadores, desde que cumpram, por óbvio, os requisitos legais.

Interessante observar que a participação de forma minoritária não necessariamente deverá ocorrer de forma direta pelas entidades, uma vez que o Decreto regulamenta ainda a possibilidade de constituição de fundos de investimento por parte de tais órgãos, para investimentos em empresas de P&D.

O Código em comento prevê ainda as ações diretas que podem ser tomadas pela administração pública direta, agências de fomento e as ICT’s para a criação de ambientes promotores de inovação. Vejamos:

“Art. 6º – A administração pública direta, as agências de fomento e as ICT poderão apoiar a criação, a implantação e a consolidação de ambientes promotores da inovação, como forma de incentivar o desenvolvimento tecnológico, o aumento da competitividade e a interação entre as empresas e as ICT.

§ 1º –  Para os fins previstos no caput, a administração pública direta, as agências de fomento e as ICT públicas poderão:

I – ceder o uso de imóveis, sob o regime de cessão de uso de bem público, para a instalação e a consolidação de ambientes promotores da inovação:

II – participar da criação e da governança das entidades gestoras de ambientes promotores da inovação, desde que adotem mecanismos que assegurem a segregação das funções de financiamento e de execução e operação;

III – conceder, quando couber, financiamento, subvenção econômica, outros tipos de apoio financeiro reembolsável ou não reembolsável e incentivos fiscais e tributários, para a implantação e a consolidação de ambientes promotores da inovação, incluída a transferência de recursos públicos para obras que caracterizem a ampliação de área construída ou a instalação de novas estruturas físicas em terrenos de propriedade particular, destinados ao funcionamento de ambientes promotores da inovação, em consonância com o disposto no art. 19, § 6º, inciso III, da Lei nº 10.973, de 2004, e observada a legislação específica; e

IV – disponibilizar espaço em prédios compartilhados aos interessados em ingressar no ambiente promotor da inovação.”

Em continuidade, o quarto capítulo contém uma disposição importante para o objetivo do Decreto, ao autorizar que as empresas, instituições públicas ou privadas e órgãos utilizem os instrumentos de estímulo à inovação, previstos no art. 19, § 2º-A, da Lei nº 10.973, de 2004, de forma cumulativa.

E segundo a Lei, são essas as vantagens:

“Art 19, § 2o-A. São instrumentos de estímulo à inovação nas empresas, quando aplicáveis, entre outros:

I – subvenção econômica;

II – financiamento;

III – participação societária;

IV – bônus tecnológico;

V – encomenda tecnológica;

VI – incentivos fiscais;

VII – concessão de bolsas;

VIII – uso do poder de compra do Estado;

IX – fundos de investimentos;

X – fundos de participação;

XI – títulos financeiros, incentivados ou não;

XII – previsão de investimento em pesquisa e desenvolvimento em contratos de concessão de serviços públicos ou em regulações setoriais.”

No mais, o capítulo prossegue definindo disposições sobre a aplicabilidade geral de cada um desses programas de incentivo, com prazos, regras e disposições sobre a sua concessão por entes públicos e utilização por empresas. Assim, não há mais dúvidas sobre a necessidade das empresas e entidades beneficiadas por tais estímulos optarem por apenas uma das vantagens listadas no rol legal. Cumprindo os requisitos, é possível se beneficiar simultaneamente de todas as vantagens da lei.

Por sua vez, os capítulos sexto e sétimo tratam das alterações orçamentárias que os poderes públicos poderão fazer para tornar efetiva as atividades de ciência, tecnologia e inovação, bem como sobre a prestação de contas que os entes públicos e privados deverão realizar sobre os incentivos concedidos e gozados.

A contratação por parte de entes públicos de Obras e Serviços de Engenharia Enquadrados Como Produtos de Pesquisa e Desenvolvimento também foi fruto de regulamentação. Serviços listados neste tópico deverão seguir os procedimentos especiais listados no Decreto Federal em análise, observando-se subsidiariamente também os procedimentos listados na Lei de Licitações.

Por fim, o capítulo nono trata de novas regras para a concessão da isenção do Imposto sobre Importação para os bens importados que tenham como objetivo a execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Vejamos agora do que trata o capítulo quinto. O deixei para última análise, diante da sua relevância.

O Decreto do Governo Federal, em seus escritos, regulamenta uma série de benesses e novas disposições que facilitarão o desenvolvimento tecnológico e científico nacional. No entanto, são necessários instrumentos que garantam que as parceiras e convênios firmados, assim como concessões ou incentivos concedidos sigam os parâmetros legais, não sendo utilizadas para fins diversos do previsto nos instrumentos normativos.

Diante disso, o Executivo se preocupou em destinar um capítulo somente para os instrumentos jurídicos que serão utilizados para formatação dos instrumentos previstos no Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Em uma leitura do teor do Código, vê-se a citação de inúmeras ferramentas legais, tais como o Termo de Outorga; o Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; os Convênios para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; os Contratos de Transferência de Tecnologia, entre outras destinadas a formalizar juridicamente as concessões e benefícios legais. Assim, este capítulo se destina a conceituar cada uma dessas ferramentas, elencando quais são os seus momentos de uso, seus requisitos legais, impedimentos, penalidades e outras disposições diversas.

Por isso, é muito importante que os gestores e administradores – sejam de empresas privadas, públicas, ICTs, órgãos da administração direta e indireta – tenham cautela na elaboração de tais documentos. Sua idealização sem cláusulas obrigatórias, com vícios ou nulidades contratuais, com a ausência de requisitos legais ou com destinações diferentes podem invalidar os contratos, gerando a responsabilização dos gestores por atos contra a administração pública que poderiam ter sido evitados com uma elaboração contratual especializada.

É fato que o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação vem trazer inovação e segurança jurídica para as pessoas jurídicas envolvidas na pesquisa e desenvolvimento tecnológico nacional, prevendo os instrumentos e processos adequados para a formalização de parcerias vantajosas para todas as partes. Porém, assim como toda relação com a administração pública, são necessários cuidados jurídicos, no intuito de evitar responsabilizações civis e penais aos gestores públicos e aos beneficiários dessas vantagens legais.

Espero que você tenha gostado desse artigo! Mas fique aí que temos algumas novidades para você!

Se você gostou do tema e acha que ele pode ser relevante para outras pessoas, compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais. Não esquece também de seguir o nosso canal no youtube, para não perder nenhuma das nossas atualizações. E ainda temos mais dois recados especiais!

O primeiro: o seu feedback é muito importante para nós! Se quiser conversar com os Autores ou acompanhar os seus conteúdos nas redes sociais, basta clicar aqui ver as redes sociais do Lucas.

Por fim, mas não menos importante: entra no link “Materiais” que disponibilizamos uma série de materiais gratuitos e para download imediato por lá. Basta acessar, clicar e aproveitar todos os nossos conteúdos.

Até o próximo encontro!

Referências:

[01] Imagem de destaque. Disponível em: <https://blog.houer.com.br/4-vantagens-de-fazer-parte-de-uma-parceria-publico-privada-ppp/>. Acesso em 19 fev. 2018.