Uma das principais dificuldades do empreendedor é que decisões tomar para alavancar o negócio, pois uma escolha errada pode botar a perder o plano de negócio. Nesse cenário, receber auxílio de quem já tem expertise no mercado é uma mão na roda para qualquer empreendedor. Eis a importância das incubadoras de empresas. Mas a pergunta que não quer calar é: devo colocar minha startup em uma incubadora?
Primeiro, você sabe o que é uma incubadora?
As incubadoras são espaços criados pelo setor público ou privado que visam a acolher empresas em estágio inicial, dando suporte para o seu crescimento e aprimoramento. De acordo com a Anprotec, as incubadoras são “empreendimentos que oferecem espaço físico, por tempo limitado, para a instalação de empresas de base tecnológica e/ou tradicional, e que disponham de uma equipe técnica para dar suporte e consultoria a estas empresas”.
O apoio fornecido pela incubadora permite que o empreendedor foque no desenvolvimento do negócio, pois esse deixa de preocupar-se com aspectos básicos de uma empresa, como espaço físico, contratação de funcionários, rede de relacionamentos, dentre outros.
Todavia, o mais importante é saber, devo colocar minha empresa iniciante em uma incubadora?
A resposta sempre será: depende!
Optar por colocar a sua startup em uma incubadora tem que fazer parte da estratégia do seu negócio e seu objetivo é que sua startup cresça naquele ambiente no menor espaço de tempo possível.
Apesar de trazer uma série de auxílios, a incubadora pode trazer uma certa condição de comodismo ao empreendedor, situação que proporciona que essa empresa chegue mais devagar ao mercado e aos reais problemas que ele impõe, os quais devem ser enfrentados para a evolução da empresa e crescimento do empreendedor.
Assim, se você já possui um modelo de negócio bem delimitado, um bom desenho do mercado que pretende atuar, não necessita de auxílio financeiro e um bom networking, uma incubadora não será de grande valia ao seu negócio, pois ele já está maturado o suficiente para seguir no mercado e enfrentar outros desafios.
Nós temos um outro post falando o que você deve fazer para colocar sua startup no mundo real.
Espero que você tenha gostado desse artigo! Mas fique aí que temos algumas novidades para você!
Se você gostou do tema e acha que ele pode ser relevante para outras pessoas, compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais. Não esquece também de seguir o nosso canal no Youtube, para não perder nenhuma das nossas atualizações. E ainda temos mais dois recados especiais!
O primeiro: o seu feedback é muito importante para nós! Se quiser conversar com a Autora ou acompanhar os seus conteúdos nas redes sociais, basta clicar aqui para seguir Ana Carolina nas redes sociais.
Por fim, mas não menos importante: entra no link “Materiais” que disponibilizamos uma série de materiais gratuitos e para download imediato por lá. Basta acessar, clicar e aproveitar todos os nossos conteúdos.