A sigla NFT pode ser traduzida para o português como token não fungível (Non-fungible Tokens, em inglês). As NFTs funcionam como certificados digitais para obras consideradas colecionáveis, ou seja, não fungíveis, que possuem uma chave de criptografia única. Em decorrência disso, as NFTs não podem ser reproduzidas no mercado, o que faz com que sejam comumente atribuídos a elas valores altos que despertam curiosidade na população.
Mas então, o que poderia ser considerado uma NFT?
Entenda como funciona o mercado de NFT
Geralmente os certificados digitais são atribuídos às obras autorais, sejam elas desenvolvidas no mundo físico ou virtual. Ou seja, imagens, músicas, vídeos, jogos e até mesmo os famosos memes podem ser enquadrados na categoria de NFT. Atualmente, o mercado de ativos digitais não fungíveis se tornou uma das maiores tendências do mundo, com um aumento, em 2021, de 55% nas vendas em relação a 2020.
Os certificados de propriedade digital das NFTs são registrados e transacionados através de blockchain, o mesmo sistema usado em operações envolvendo criptomoedas. Com a segurança da tecnologia blockchain atrelada à proteção criptográfica desses ativos, é difícil a ocorrência de fraudes envolvendo os ativos digitais não fungíveis. As NFTs, portanto, possuem selos de autenticidade praticamente impossíveis de serem violados ou reproduzidos.
A partir do momento em que uma criptoarte é transacionada, o comprador adquire a propriedade sobre o bem adquirido. Em março de 2021, a imagem digital do artista Beeple, intitulada “Everydays: the First 5000 Days”, foi leiloada pelo valor de US$ 70.000.000,00 (setenta milhões de dólares), tornando-se uma das obras de arte de um artista vivo mais cara da história. Hoje em dia, qualquer obra pode se transformar em um ativo digital não fungível, e não é mais necessário que uma arte esteja em um museu para ser leiloada.
Previsões futuras para NFTs
Assim como os demais ramos dos criptoativos, a transação de NFTs também apresenta riscos, sendo o principal deles a volatilidade dos bens digitais e a liquidez dos valores pagos. Recentemente, o preço desses ativos teve uma queda, demonstrando o perigo envolvido.
Entretanto, apesar dos riscos, o que se verifica é que a tendência das NFTs está ganhando o mercado e movimentando milhões anualmente. Chama a atenção o expressivo número de obras digitais, bem como o de compradores e vendedores online, o que demonstra novas perspectivas de crescimento.
E você, o que pensa sobre o assunto?
Espero que você tenha gostado desse artigo! Mas fique aí que temos algumas novidades para você!
Se você gostou do tema e acha que ele pode ser relevante para outras pessoas, compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais. Não esquece também de seguir o nosso canal no youtube, para não perder nenhuma das nossas atualizações. E ainda temos mais dois recados especiais!
O primeiro: o seu feedback é muito importante para nós! Se quiser conversar com a Autora, basta clicar aqui para seguir a Khadja.
Por fim, mas não menos importante: entra no link “Materiais” que disponibilizamos uma série de materiais gratuitos e para download imediato por lá. Basta acessar, clicar e aproveitar todos os nossos conteúdos.
Até o próximo encontro!