Ferramentas para evitar o impacto do coronavírus em sua startup

Ferramentas para evitar o impacto do coronavírus em sua startup

Fala pessoal!

Com a declaração da pandemia do coronavírus pela OMS, e com a forte evolução da doença no Brasil, muitos empreendedors ligaram o alerta sobre os efeitos da doença sobre suas startups. Afinal, as medidas preventivas de quarentena, isolamento e restrição de circulação afetam diretamente a produção das empresas e o poder de compra dos consumidores.

Os números ratificam tais dados: as bolsas de valores no mundo todo estão em queda, o dólar ultrapassou a cotação dos cinco reais pela primeira vez na história, e a projeção do PIB no país foi reduzida pelo impacto do vírus na economia. Além disso, o pânico pelos efeitos da doença intensificam as ações de confinamento e retenção de despesas, já que as famílias se preparam para o “pior” cenário possível.

Como as contas, folha salarial e tributos não esperam, nem são suspensos pelo coronavírus, é muito importante que estes adotem medidas que amenizem os efeitos da pandemia em seu negócio. E a tecnologia pode ser uma forte aliada nesse sentido. Por isso, apresento algumas dicas que podem ser usadas para quea sua startup saia dessa crise da melhor forma possível.

Adote a figura do home-office

Uma das principais formas de contágio é a aglomeração de pessoas. E, convenhamos: é melhor ter um funcionário produzindo em casa do que afastado pela doença. Assim, estude a possibilidade de permitir que os seus empregados realizem suas tarefas de casa. Ferramentas gratuitas como o Trello permitem o controle de prazos, metas e responsabilidades. A Microsoft também liberou o acesso gratuito a sua plataforma Teams, que conta com uma série de funcionalidades para o controle do trabalho remoto. E se seu problema for a cultura corporativa e sinergia dos funcionários, que tal adotar o Workplace do Facebook?

Repense a comunicação pessoal

O contato direto é bom, mas deve ser evitado em tempos de contágio. O Whatsapp Business e o Telegram permitem o contato otimizado com clientes e colaboradores. Além disso, o bom e velho e-mail ainda é uma alternativa muito válida para comunicações mais formais.

Torne as reuniões presenciais virtuais

A reunião presencial talvez esteja com os tempos contados. Afinal, existem uma série de ferramentas para encontros simultâneos, que visam acabar com custos e o tempo de deslocamento que as reuniões presenciais exigem. O próprio Whatsapp permite a realização de conferência com até 4 pessoas. Por conta do surto da doença, o Google liberou gratuitamente a ferramenta Hangouts Meet, que permite reuniões com mais de 250 pessoas e transmissão para mais de 100 mil participantes, bem como salvar as gravações em nuvem. E se sua necessidade for realizar palestras e exposições para o público em geral, porque não fazer uma live no Instagram ou Facebook?

Utilize as redes sociais em seu favor

O seu cliente não pode ir até o seu escritório para ser atendido, mas que tal você ir até ele pela internet? Se posicione nas mídias sociais, exponha os seus produtos e se comunique com o seu cliente. Instagram, Facebook, Twitter e Youtube estão aí para isso. Ademais, você pode montar um site de forma simples e rápida, e com um custo barato, em plataformas como o worpress!

Assim como a tecnologia deverá brevemente descobrir a cura para o coronavírus, ela pode ser a saída para a crise do seu negócio em tempos de dificuldade. Basta conhecer as suas funcionalidades.

Espero que você tenha gostado desse artigo! Mas fique aí que temos algumas novidades para você!

Se você gostou do tema e acha que ele pode ser relevante para outras pessoas, compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais. Não esquece também de seguir o nosso canal no youtube, para não perder nenhuma das nossas atualizações. E ainda temos mais dois recados especiais!

O primeiro: o seu feedback é muito importante para nós! Se quiser conversar com os Autores ou acompanhar os seus conteúdos nas redes sociais, basta clicar aqui ver as redes sociais do Lucas.

Por fim, mas não menos importante: entra no link “Materiais” que disponibilizamos uma série de materiais gratuitos e para download imediato por lá. Basta acessar, clicar e aproveitar todos os nossos conteúdos.

Até o próximo encontro!