Crowdfunding e Equity Crowdfunding

Crowdfunding e Equity Crowdfunding

Apesar da aparente semelhança entre os termos, eles possuem significados práticos bem diferentes, principalmente no que se refere aos nichos de mercado abordados. O crowdfunding, como o próprio nome sugere, é um tipo de financiamento coletivo de projetos, que pode ocorrer no formado de doação ou mediante o oferecimento de prêmios. O financiamento coletivo possibilita, através do recebimento prévio de valores, que projetos em fase de desenvolvimento possam ser efetivamente implementados.

Resumidamente, a parte interessada em receber ajuda externa abre uma campanha, através de um site especializado, e os internautas podem aportar fundos para o projeto. As campanhas costumam ter um prazo fixo e se durante aquele período o valor alvo do financiamento não for atingido, a parte não recebe nada do que foi aportado, ou seja, o financiamento funciona num regime de tudo ou nada. Essa modalidade de suporte financeiro é uma forma de apoiar projetos em sua pré-venda.

Como dito acima, o crowdfunding pode ser feito através de doações ou mediante o pagamento de valores condicionado ao recebimento de prêmios. As principais plataformas de financiamento coletivo do mercado brasileiro, atualmente, como a Cartarse e a Vakinha, funcionam nessas duas vertentes. No financiamento doação, os investimentos são doados sem qualquer expectativa de retorno. Já o financiamento baseado em prêmios gera, para o contribuinte, o recebimento de brindes ou produtos. O mundo inteiro utiliza os programas de financiamento coletivo.

equity crowdfunding, por outro lado, é um tipo de financiamento moderno que está se desenvolvendo em um nicho de mercado completamente diferente: o das startups. Enquanto o financiamento coletivo busca oferecer aporte financeiro para o desenvolvimento de projetos, o equity crowdfunding permite o investimento em sociedades empresariais. Comissão de Valores Mobiliários (CVM) regulamenta o serviço, que funciona para os investidores como uma oportunidade de adquirir participação societária em pequenas empresas.

Ou seja, quando alguém oferece aporte financeiro em rodadas de equity crowdfunding o valor oferecido é convertido em participação na empresa, coisa que, a longo prazo, pode gerar bons resultados, pois o investimento é utilizado justamente para estruturar a empresa. No passado, era muito difícil participar das rodadas de investimento de novas empresas. Hoje em dia, através de plataformas de equity crowdfunding, como a OurCrowd, é possível investir em startups como quem investe na bolsa de valores, e os ganhos, nesse cenário, podem ser equivalentes ou até mesmo maiores.

É necessário pontuar que, como o investimento em startups é de risco, possuir apenas uma parcela das cotas societárias é uma maneira de resguardar o próprio patrimônio, mas sem deixar de participar de rodadas de investimento. As modalidades de financiamento online são muito importantes para aqueles que recebem o aporte financeiro, mas também geram inúmeros benefícios para os investidores. 

Apesar de, em seu cerne, os crowdfundings tratarem sobre o pagamento de valores para o desenvolvimento de projetos, o financiamento coletivo e o equity crowdfunding se referem a parcelas muito diferentes do mercado. Enquanto um é uma forma de apoio, o outro é um investimento, e entender as particularidades de cada um dos modelos de financiamento é de extrema importância para entender o papel de cada um deles e em qual a sua pretensão se encaixa.

Espero que você tenha gostado desse artigo! Mas fique aí que temos algumas novidades para você!

Se você gostou do tema e acha que ele pode ser relevante para outras pessoas, compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais. Não esquece também de seguir o nosso canal no youtube, para não perder nenhuma das nossas atualizações. E ainda temos mais dois recados especiais!

O primeiro: o seu feedback é muito importante para nós! Se quiser conversar com a Autora, basta clicar aqui para seguir a Khadja.

Por fim, mas não menos importante: entra no link “Materiais” que disponibilizamos uma série de materiais gratuitos e para download imediato por lá. Basta acessar, clicar e aproveitar todos os nossos conteúdos.

Até o próximo encontro!

Referência da imagem: Vector de organización creado por katemangostar – www.freepik.es