Os 10 mandamentos da captação de investimentos

Os 10 mandamentos da captação de investimentos

Fala empreendedores e empreendedoras! Todos escapando da crise financeira advinda pelo coronavírus? Espero que sim! Como estão os investimentos por ai?

Em um cenário de normalidade (bem distante do que foi 2020), a captação de investimentos já é o desejo de muitos empreendedores. Num cenário de crise financeira então, quase todos correm em busca de capital para tentar fazer o seu negócio perdurar. É a verdadeira busca pela sobrevivência.

Assim, para orientar os empreendedores que estão à procura de recursos com investidores e fundos de venture capital, escrevo aqui os 10 mandamentos jurídicos para a captação de investimentos.

Sempre que for tentar convencer um investidor a se “converter” ao seu negócio, se lembre desses princípios. Eles podem lhe salvar do “inferno” de uma captação errada ou de um pecado que pode afetar a imagem da sua empresa para todo o sempre.

1. Não queimarás participação empresarial por necessidade financeira.

Evite captar recursos estritamente por necessidade financeira. Muitas vezes esse capital pode trazer muito mais problemas que vantagens. Sem a inteligência, o dinheiro pode não ter o mínimo sentido para muitas startups. E negociar com urgência é negociar com desvantagem. Se a sua motivação for estritamente o capital, busque outras alternativas, tais como financiamentos para negócios inovadores e participação em editais. Ah, e lembre-se: uma participação cedida hoje é uma participação perdida para uma rodada futura.

2. Ouvirás os especialistas, mentores e investidores de forma geral.

Receber investimentos é firmar um contrato de dívida ou uma sociedade. As duas coisas, se não realizadas da forma correta, são péssimas para todos os envolvidos. Então, nada de captar recursos sem ouvir a opinião de quem verdadeiramente entende do assunto. Deixe as coisas fluírem, mas sem perder o timming. Converse com mentores e pessoas que possam lhe auxiliar, ouça especialistas e analise as formas de aporte do máximo de investidores e fundos possíveis. Cada um tem suas especificidades e até mesmo especialidades que podem ser o diferencial para o seu negócio.

3. Analisarás o cap table e o valuation.

Sempre que for realizar uma captação de investimentos, estude bem o seu cap table (quadro de participações empresariais). Veja até que ponto você pode ceder de participação, sem afetar o seu poder de decisão (a não ser que queira isso) e as rodadas para captações futuras, que – em regra – serão as que trarão capital de verdade para o seu negócio. Outra situação que merece ser analisada com cautela é o valuation: o aporte corresponde ao valor que o meu negócio realmente tem para o mercado?

4. Não mentirás.

Um pitch bonito é bacana. Agora um pitch bonito que não reflete a real situação da empresa é horrível. Não caia na fraqueza de tentar iludir o investidor, apresentando o seu negócio como um paraíso, quando a sua situação está infernal. Você pode começar uma negociação que não vai ser firmada, tomando o seu tempo e o do investidor. Além do mais, isso pode queimar a imagem da sua empresa para para o mercado. Fuja desse pecado.

5. Valorizarás a carta de intenções e as disposições de confidencialidade e sigilo.

Para o investidor aportar em sua startup, ele precisa ter acesso aos dados e detalhes do seu negócio. Essas informações muitas vezes são extremamente sigilosas e o diferencial mercadológico da sua empresa. Portanto, valorize a carta de intenções e os acordos de confidencialidade e sigilo. Eles terão a função de impedir que as informações repassadas ao investidor não sejam utilizadas de forma indevida no futuro (com fins concorrenciais, por exemplo).

6. Respeitarás a organização jurídica e contábil como a ti mesmo.

Um due diligence analisa diversos aspectos mercadológicos do negócio, tais como equipe, mercado e produto. Entretanto, sua principal função é descobrir as entranhas do negócio, o que existe por trás dos palcos do pitch: os aspectos financeiros, contábeis e jurídicos do negócio e seus sócios. Portanto, mantenha uma organização documental mínima dos documentos jurídicos, declarações contábeis e registros de proteção das propriedades intelectuais e industriais da sua startup.

7. Cumprirás o due diligence com correção.

O due diligence é uma declaração em documentos sobre a realidade do seu negócio. Portanto, ceda os documentos e informações da forma como solicitados. Nada de tentar fraudar ou simular informações. Não tem o documento solicitado ou não sabe tal dado? Busque uma assessoria para tentar reverter a situação da forma correta, ou simplesmente informe aos investidores sobre a situação.

8. Estudarás com cautela as condições da compra de participação.

A grande maioria dos investimentos se consolida com títulos de dívida conversíveis em participação futura da empresa. Ou seja, em determinada data, o investidor pode solicitar a conversão do valor emprestado em participação, ou a devolução com correção do valor. São os famosos mútuos conversíveis. Esses instrumentos jurídicos são acompanhados de uma série de obrigações para os empreendedores que pode atravancar e gerar severas obrigações para o negócio. Estude todas as cláusulas contratuais de forma detalhada e veja quais os reflexos delas para os sócios e o crescimento do negócio.

9. Vedarás as cláusulas quem impeçam a captação futura de recursos.

Alguns mútuos têm a previsão de cláusulas que impedem os empreendedores de realizar rodadas de captação de investimentos futuras para o negócio, salvo a autorização expressa destes, o que pode significar a estagnação da sua startup. Fuja dessas disposições e daquelas que condicionam quase todas as decisões do negócio a autorização do investidor (muitas vezes com uma participação pequena no capital societário).

10. Abusarás do investidor e do seu conhecimento.

Por fim, fechado o negócio, não deixe o seu investidor de lado, como se fosse um simples terceiro interessado no negócio. O mantenha a par da situação empresarial, e utilize o seu conhecimento (smart Money) para fazer o seu negócio crescer cada vez mais!

Espero que você tenha gostado desse artigo! Mas fique aí que temos algumas novidades para você!

Se você gostou do tema e acha que ele pode ser relevante para outras pessoas, compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais. Não esquece também de seguir o nosso canal no youtube, para não perder nenhuma das nossas atualizações. E ainda temos mais dois recados especiais!

O primeiro: o seu feedback é muito importante para nós! Se quiser conversar com os Autores ou acompanhar os seus conteúdos nas redes sociais, basta clicar aqui ver as redes sociais do Lucas.

Por fim, mas não menos importante: entra no link “Materiais” que disponibilizamos uma série de materiais gratuitos e para download imediato por lá. Basta acessar, clicar e aproveitar todos os nossos conteúdos.

Até o próximo encontro!