Inova Simples: o regime das startups!

Inova Simples: o regime das startups!

Uma surpresa jurídica para o cenário das startups! Foi publicada no Diário Oficial da União a Lei Complementar n.º 167/2019, que tem como tema principal a criação e regulamentação das Empresas Simples de Crédito. O Inova Simples: o regime das startups!

A notícia teve ampla divulgação, pois, de forma simples, regulamentou o empréstimo de dinheiro entre pessoas físicas, micro e pequenas empresas. Nestes termos, agora pessoas físicas podem constituir as Empresas Simples de Crédito para, em âmbito municipal, realizar operações de empréstimo, financiamento e crédito a Microempreendedores Individuais – MEI, Microempresas – ME ou Empresas de Pequeno Porte – EPP.

Em que pese a inovação quanto a este tema, a norma trouxe também uma novidade para as startups: a criação do Inova Simples, um regime tributário simplificado para tais negócios.

Inicialmente, a norma alterou o art. 17 da Lei do Simples Nacional (Lei Complementar n.º 123/2006), excluindo as empresas “constituídas” como startups do rol de optantes do Simples Nacional.

Em seguida, alterou a redação do art. 65 para a Lei do Simples Nacional, reescrevendo alguns artigos da sessão que trata “do apoio à inovação e do Inova Simples da Empresa Simples de Inovação”. Em sua redação, é explicado que a sua edição objetivou determinar que entes públicos criem condições diferenciadas, favorecidas e simplificadas para microempresas e empresas de pequeno porte, mantendo programas de apoio que favoreçam o fomento à inovação.

No entanto, a grande inovação encontra-se no art. 65-A, que cria o Inova Simples, um regime tributário diferenciado para as startups e empresas de inovação.

“Art. 65-A. É criado o Inova Simples, regime especial simplificado que concede às iniciativas empresariais de caráter incremental ou disruptivo que se autodeclarem como startups ou empresas de inovação tratamento diferenciado com vistas a estimular sua criação, formalização, desenvolvimento e consolidação como agentes indutores de avanços tecnológicos e da geração de emprego e renda.”

Assim, as empresas definidas como startups, que, nos termos da lei, são aquelas de caráter inovador que aperfeiçoam atividades, métodos, sistemas e modelos de negócios existentes, sendo disruptiva na sua atuação, passam a não ter mais o Simples Nacional como uma alternativa benéfica a sua tributação, mas sim o Inovar Simples.

Por força da alteração legislativa, a empresa qualificada como startup poderá ser formalizada mediante rito diferenciado no sistema Redesim, em um procedimento mais simples e automático que o da abertura de empresas tradicionais. O que se almeja é permitir que tal cadastro seja feito de forma célere, com preenchimento de alguns dados básicos da pessoa jurídica, que são:

“Art. 65- A – § 4º Os titulares de empresa submetida ao regime do Inova Simples preencherão cadastro básico com as seguintes informações: I – qualificação civil, domicílio e CPF; II – descrição do escopo da intenção empresarial inovadora e definição da razão social, que deverá conter obrigatoriamente a expressão “Inova Simples (I.S.)”; III – autodeclaração, sob as penas da lei, de que o funcionamento da empresa submetida ao regime do Inova Simples não produzirá poluição, barulho e aglomeração de tráfego de veículos, para fins de caracterizar baixo grau de risco, nos termos do § 4º do art. 6º desta Lei Complementar; IV – definição do local da sede, que poderá ser comercial, residencial ou de uso misto, sempre que não proibido pela legislação municipal ou distrital, admitindo-se a possibilidade de sua instalação em locais onde funcionam parques tecnológicos, instituições de ensino, empresas juniores, incubadoras, aceleradoras e espaços compartilhados de trabalho na forma de coworking; e V – em caráter facultativo, a existência de apoio ou validação de instituto técnico, científico ou acadêmico, público ou privado, bem como de incubadoras, aceleradoras e instituições de ensino, nos parques tecnológicos e afins.”

Note que o próprio CNPJ deverá ser liberado de forma automática, em caso do preenchimento regular dos dados empresariais

Veja ainda que a lei vincula ao conceito de startup a comercialização experimental do serviço ou produto, colocando o limite de faturamento do MEI (R$ 81.000,00 por ano) como parâmetro de migração para outro modelo empresarial adequado ao negócio. E, não dando certo o MVP, a baixa do CNPJ ocorrerá de forma automática, com uma autodeclaração facilitada na Redesim.

“Art. 65 – § 2º As startups caracterizam-se por desenvolver suas inovações em condições de incerteza que requerem experimentos e validações constantes, inclusive mediante comercialização experimental provisória, antes de procederem à comercialização plena e à obtenção de receita.” 

Outras previsões são estabelecidas pela norma no intuito de facilitar o desenvolvimento da atividade de validação pelas startups. Por exemplo, o INPI deverá estabelecer no portal Redesim um campo específico de comunicação automática com a sua entidade, para um processamento automático dos pedidos de registro de marca e depósito de patentes.

Espera-se que o projeto traga bons frutos no fomento à inovação, principalmente facilitando a regularização de atividades disruptivas que estão sendo exercidas de forma à margem da lei, justamente para fugir da elevada tributação e burocracia regulatória que a norma quis afastar. E, que num passo próximo, o marco legal das startups venha aperfeiçoar ainda mais esses institutos, criando mecanismos para tornar o nosso país cada vez mais um celeiro de negócios tecnológicos e inovadores.

Espero que você tenha gostado desse artigo! Mas fique aí que temos algumas novidades para você!

Se você gostou do tema e acha que ele pode ser relevante para outras pessoas, compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais. Não esquece também de seguir o nosso canal no youtube, para não perder nenhuma das nossas atualizações. E ainda temos mais dois recados especiais!

O primeiro: o seu feedback é muito importante para nós! Se quiser conversar com os Autores ou acompanhar os seus conteúdos nas redes sociais, basta clicar aqui ver as redes sociais do Lucas.

Por fim, mas não menos importante: entra no link “Materiais” que disponibilizamos uma série de materiais gratuitos e para download imediato por lá. Basta acessar, clicar e aproveitar todos os nossos conteúdos.

Até o próximo encontro!